Pesquisa mostra que cerca de 93% dos
consumidores, que fazem suas compras via internet, entendem que não
estão vulneráveis as “pragas” virtuais, mas estudo revela que 54% dos
entrevistados já foram atingidos por vírus. Este é o resultado de uma
pesquisa desenvolvida pela Aliança Nacional de Segurança Virtual (NCSA
- National Cyber Security Alliance) e a empresa de segurança McAfee.
De acordo com o relatório
93% dos consumidores acham que não estão vulneráveis a essas “pragas”
virtuais, mas ao longo do estudo, foi constatado que 54% dos
entrevistados foram atingidos por vírus e quase a metade das máquinas
examinadas (48%) não estavam com seus antivírus atualizados.
Um especialista em segurança digital, Sérgio Leandro, da OS&T
Informática, explicou que “uma das principais táticas utilizadas pelos
invasores é o phishing, modalidade de fraude eletrônica em que
mensagens falsas são enviadas para enganar os internautas e instalar os
programas maliciosos de roubo de identidade”.
le alerta que o problema não é novo, mas tem
crescido de forma tão assustadora que já superou o volume de vírus de
computador. Diariamente, quase 8 milhões de e-mails de phishing são
disparados para usuários de todo o mundo, em especial do Brasil e dos
Estados Unidos
Leandro chama atenção: “É justamente em um momento de
vulnerabilidade que o e-consumidor corre o risco de ser alvo de
fraudes. Visitas realizadas a sites
inseguros, leitura de e-mails não confiáveis, downloads de programas de
sites não conhecidos, entre outras, são as ações mais freqüentes
desenvolvidas por hackers para atacar os internautas. Eles aproveitam a
euforia do e-consumidor para desviar a atenção dos indicadores básicos
de segurança e efetuar a fraude”.









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