TECNOLOGIA

O que é um rootkit?

Marcadores:

São Paulo, 06 de outubro de 2008 - Muitos usuários estão familiarizados com ameaças conhecidas, como vírus, spywares e spams. Mas poucos sabem o que é um rootkit, ou mesmo se sua máquina está infectada com este tipo de praga, já que esse código pode ficar escondido no computador. O trojan pode ser incluído em um pacote de software baixado por uma pessoa ou entrar por meio de alguma vulnerabilidade do PC invadido pelo cracker.

O rootkit não ataca necessariamente o computador, mas pode monitorar suas atividades. Com ele, o cracker pode acessar informações pessoais, monitorar ações do usuário da máquina, modificar programas ou realizar outras funções sem ser detectado.

Ao analisar o termo "rootkit", é possível notar a mescla de duas palavras em inglês, "root" e "kit". O primeiro termo, que também significa "raiz", se refere a uma espécie de conta "administradora" de sistemas Unix e Linux. Já o segundo, que pode ser traduzido como uma "caixa de ferramentas", aponta uma série de programas ou aplicativos que permitem ao cracker manter este acesso.

O rootkit é uma forma de espionar os outros. Muitas empresas usam esse tipo de software para monitorar o que os funcionários estão fazendo nos computadores. Alguns pais também se utilizam deste recurso para fiscalizar a atividade dos filhos em suas máquinas.
É importante lembrar que enquanto um rootkit pode ser instalado em um computador por meio de um vírus ou trojan, o programa em si não é considerado um malware.

Como eliminar um rootkit
Mesmo que o usuário descubra que algum programa deste tipo está instalado no seu computador, é aconselhável contatar um técnico especializado em informática. Como alternativa, já é possível encontrar produtos e ferramentas que removem rootkits dos PCs. O Superdownloads oferece algumas opções de programas anti-rootkits neste link.

Caso esses softwares não localizem o código, é aconselhável formatar o computador. O cracker pode ter modificado programas, e a remoção deles poderá não resolver o problema. A infecção pode estar em um local que não pode ser apagada com uma simples reinstalação.

0 comentários:

Marcadores

Minha lista de blogs

Fale comigo aqui!


Pesquisa do site

Programas em Destaque


Followers