TECNOLOGIA

CPI da Pedofilia vai convocar Google Brasil para dar explicações

Marcadores: ,
Foco da comissão se voltou a empresa após apresentação de relatório demonstrando que 90% das denúncias de pedofilia estão no Orkut.

Representantes do Google Brasil serão convocados pela comissão parlamentar de inquérito (CPI) da Pedofilia do Senado a prestar esclarecimentos sobre crimes de abuso sexual infantil no Orkut.

Segundo o presidente da CPI, o senador Magno Malta (PR-ES), “eles foram convidados, e foram até cordiais num primeiro momento, mas depois se esquivaram”.

“Se eles não vierem como convidados, virão como convocados. E se não vierem como convocados, virão debaixo de vara, porque é isso que diz a lei”, afirmou Malta, ressaltando que a Google tem filial no Brasil e não pode se negar a obedecer decisões judiciais e à convocação da CPI sob a alegação de que os provedores do Orkut estão hospedados nos Estados Unidos, como tem feito.

O foco da CPI se voltou para a Google depois que o presidente da organização não governamental SaferNet – que monitora e denuncia crimes na internet –, Tiago Tavares, apresentou na quarta-feira (02/03) relatório demonstrando que 90% das denúncias recebidas pela ONG são das páginas do Orkut.

Segundo Tavares, apesar de o Google retirar as páginas do ar, seus dirigentes se negam a entregar o material contido nelas para investigação, o que, segundo ele, gera a impunidade dos envolvidos.

“Vira uma briga de gato e rato. Eles retiram e os criminosos criam outras. Por isso cresceu em mais de 100% o número de páginas denunciadas no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado”, disse Tavares.

Procurada, a assessoria de imprensa da Google, em São Paulo, afirmou que a empresa não está se pronunciando sobre o assunto.

O presidente da SaferNet também denunciou que nenhuma política pública de combate à pedofilia na internet vem sendo implementada pelo governo federal desde 2005.

“O Plano Nacional de Enfrentamento à Pornografia Infantil e à Pedofilia na Internet simplesmente foi engavetado. Nenhum outro tipo de política foi criado também”, afirmou.
*Com informações da Agência Brasil.
0 comentários:

Marcadores

Minha lista de blogs

Fale comigo aqui!


Pesquisa do site

Programas em Destaque


Followers