TECNOLOGIA

Criptografia sofre outro ataque

Poucas semanas atrás, uma descoberta feita pela Universidade de Princeton, Estados Unidos, gerou calafrios nos profissionais que apostavam na criptografia como uma maneira plenamente efetiva de proteção aos dados críticos.

Os pesquisadores descobriram que é possível - ao diminuir a temperatura das memórias DRAM - resgatar os dados que foram trafegados na máquina. Entre essas informações, uma longa linha de zeros e uns, estava a chave criptográfica. Para descobrir o que era a tal chave, os pesquisadores usaram algorítimos e desembaralhavam os dados das máquinas sem problemas. (Para ler entrevista com o pesquisador-chefe clique aqui).

Se isso parecia ruim, a situação ficou muito pior. Post no Engadget aponta uma nova técnica que mostra que a única coisa necessária para quebrar a criptografia é reiniciar a máquina. Como? Ao plugar uma memória USB especial, criada pelo pesquisador de segurança Robert Wesley McGrew, e reiniciar a máquina pelo drive removível, é possível copiar todo o conteúdo das memórias DRAM. Muito mais simples do que congelar, não? É muito mais arrepiante para os profissionais de segurança.
0 comentários:

Marcadores

Minha lista de blogs

Fale comigo aqui!


Pesquisa do site

Programas em Destaque


Followers