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Brasil é 81º país em uso de celular e 72º em internet, diz UnctadBrasil é 81º país em uso de celular e 72º em internet, diz Unctad

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O Brasil aparece em 81° lugar num ranking de 190 países que mede a
penetração dos telefones celulares, feito pela Unctad (Conferência das
Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento). A informação consta de
um relatório da agência da ONU que também coloca o país na 72ª posição
em penetração da internet.



Embora o país esteja atrás de vizinhos latino-americanos nos dois
quesitos, o trabalho da Unctad destaca que o número de usuários de
celular e de internet triplicou entre 2002 e 2006.



De acordo com os dados do Relatório da Economia da Informação
2007-2008, em 2006 havia 99,9 milhões aparelhos de celular registrados
no Brasil. Em 2002, esse número era de 34,8 milhões.




Ainda assim, a 81ª posição coloca o país atrás de Argentina (49°), Chile (54°), Uruguai (66°), Colômbia (69°) e Equador (70°).



Em relação à quantidade de usuários da internet, os dados mostram
que o número de pessoas no Brasil com acesso à rede saltou de 14,3
milhões, em 2002, para 42,6 milhões, em 2006.



Na listagem geral sobre penetração da internet, o Brasil aparece
mais bem posicionado em relação aos vizinhos, à frente da Argentina
(78ª) e do México (79ª), embora atrás do Chile (66ª).




Banda larga



O estudo ainda mostra que além do aumento do número de computadores
ligados à rede houve uma melhora na qualidade da conexão. Segundo a
Unctad, no Brasil, entre 2002 e 2006, o número de usuários de banda
larga subiu de 731 mil para 5,92 milhões.



No ranking geral de penetração de banda larga, o Brasil ficou em 57°
numa lista de 110 países. Mais uma vez o país veio atrás do Chile (38°)
e do México (57°).




A Unctad observa que, em 2006, quase 95% das empresas tinham acesso à internet, sendo que 89% contavam com banda larga.



"O alto nível de acesso à internet pelas empresas, no entanto,
contrasta com o fato de que apenas metade das empresas têm website
próprio", comenta o relatório.



A agência da ONU ainda afirma em seu relatório que entre as empresas
brasileiras engajadas com o "e-commerce", ou transações comerciais pela
internet, 23% realizaram compras pela web em 2006 e 30% de seus lucros
vieram de vendas online feitas a partir de seus websites.



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