Analistas de segurança alertaram para o software malicioso que se disfarça como um instalador do Skype para roubar dados dos usuários. O programa envia as credenciais do Skype da vítima, bem como outros logins e senhas armazenadas no Internet Explorer, para outro servidor, informou Villu Arak, porta-voz do Skype na Estônia, em um blog.
O Skype, programa de VoIP de propriedade do eBay, frequentemente é atacado por criadores de malware por ser largamente utilizado. Outros ataques haviam se focado no envio de links para malwares e worms através da função de chat do Skype.
Este trojan chega como se fosse um instalador com o logo do Skype e o nome "65404-SkypeDefenderSetup.exe". Uma vez que o programa é executado, os usuários verão uma convincente tela de login do Skype, embora o gráfico do botão "sign in" seja diferente no aplicativo original.
As credenciais de login podem ser digitadas, mas nenhuma das outras funções do menu funcionarão, disse Chris Boyd, gerente de pesquisa de segurança para a FaceTime Communications. O Internet Explorer pode armazenar localmente senhas como uma conveniência para os usuários como parte do recurso "autocompletar", mas é possível para o software acessar impropriamente a informação.
Postar um comentário